top of page

Os melhores pontos turísticos de Atibaia: o que fazer


Atibaia é um município localizado no interior de São Paulo que dispõe de uma incrível e grande área verde, além de uma paisagem natural magnífica.


A cidade de cerca de 144 mil habitantes retém dentro de si vários tesouros. A diversão, a natureza, as festas e os eventos são suficientes para fazer qualquer pessoa lembrar de Atibaia pelo resto da vida.


Antes de visitar uma cidade é sempre bom analisar quais são as melhores opções de passeios em sua região e preparar assim um roteiro que seja a sua cara.


Para ajudar você com isso, vamos citar os melhores pontos turísticos de Atibaia, que são variados e exclusivos da cidade. Você não pode perder. Acompanhe.


Pescar e se divertir com a família: O Pesqueiro Lago Azul

O Pesqueiro Lago Azul, como o próprio nome já diz, é um lindo pesqueiro de Atibaia e o lar de várias espécies de peixes, entre elas: Carpas Cabeçudas, Pacus, Tambacus, Pintados e outras.


O lugar é ideal para quem gosta de ter contato direto com a natureza, e perfeito para os amantes da pescaria.


Por lá ocorrem diversas festas e competições de pesca todos os anos, atrações sem fim para quem adora praticar o esporte e se divertir.


O pesqueiro ainda possui uma lanchonete bem aconchegante que combina com o tema "pescaria", servindo pratos caseiros deliciosos preparados por uma equipe bem atenciosa.


O que há de mais especial: a maior e mais especial atração do Pesqueiro Lago Azul é a pesca esportiva das grandes "Rainhas" Carpas Cabeçudas. São vários pescadores que surgem ali todos os anos para encontrar essa espécie de peixe tão cobiçada por eles. Além disso, o pesqueiro é um ótimo lugar para ter contato com a natureza e se divertir com a família.


Curtir um perfeito dia de calor: Cachoeira do Barrocão

A Cachoeira do Barrocão é um dos principais pontos turísticos de Bom Jesus dos Perdões, uma pequena e formosa cidade que fica bem pertinho de Atibaia.


A cachoeira, originada de um riacho chamado Cachoeirinha, possui fácil acesso e é excelente para se refrescar naqueles dias de calor.


Você consegue chegar até lá usando um veículo, e com apenas alguns passos você pode ter acesso à água.


O que há de mais especial: a cachoeira do Barrocão é o lugar perfeito para levar a família e passar um dia inteiro se refrescando em contato com a natureza e se distraindo com boas conversas. O ideal é levar protetor solar para se proteger do sol, água para ficar bem hidratado e uma boa comida para se deliciar.


Ter contato direto com a natureza: Parque Natural da Grota Funda

Considerado patrimônio natural da região de Atibaia, o Parque Natural da Grota Funda ou Parque do Itapetinga é um dos principais pontos turísticos da região.


Lar de diversas espécies da Mata Atlântica, o parque se localiza na Serra do Itapetinga, em uma região montanhosa próxima ao pico da Pedra Grande.


O parque possui uma incrível beleza natural e serve de morada e abrigo para diversas espécies, tanto da fauna quanto da flora.


São diversos tipos de aves e outros animais, bem como de espécies com risco de extinção e algumas que são exclusivas da área.


O que há de mais especial: o Parque Natural da Grota Funda é o lugar ideal para quem procura sossego e, principalmente, para quem gosta de estar em contato com a natureza. Conhecer diferentes espécies de plantas e animais, descansar da vida agitada da cidade grande e se divertir com a família ou amigos são apenas alguns dos benefícios que o parque oferece.


Conhecer e provar as delícias naturais da região: Parque do Morango

Para começar basta saber que Atibaia é conhecida como a terra do morango (ou a capital do morango) por ser uma das maiores produtoras de morango do país e a maior de São Paulo.


Apenas isso já é suficiente para saber que o morango faz um baita sucesso na região e que muitas coisas boas acontecem envolvendo a fruta.


Para os que amam morango e gostam de plantações, ou mesmo para quem tem curiosidade em conhecer, Atibaia faz parte de um roteiro turístico composto por 10 cidades paulistas, chamado de Circuito das Frutas.


Na cidade você pode fazer uma visita a diversas fazendas produtoras de morango e explorar as delícias da região.


O que há de mais especial: nessas fazendas produtoras de morango você tem oportunidade de conhecer diversos tipos diferentes da fruta, aprender como se faz o plantio e ainda pode degustar morangos direto do pé, fresquinhos e de muita qualidade. É um passeio e tanto para fazer com a família.


Experimentar deliciosos sorvetes: Sorveteria Ao Valentim

A Sorveteria Ao Valentim é uma antiga sorveteria da cidade de Atibaia localizada na Praça da Matriz.


É o ponto perfeito para quem gosta de se refrescar tomando um sorvete em um dia de temperaturas um pouco elevadas, e os produtos artesanais que são servidos não costumam deixar a desejar.


Sorvetes de qualidade, artesanais e tradicionais, características que os tornam ainda melhores.


O que há de mais especial: sabemos que um sorvete é perfeito em diversas ocasiões, seja qual for o clima. Na Sorveteria Ao Valentim você experimenta sabores únicos e tradicionais de sorvetes feitos à base de frutas e leite, água, leite zero lactose, e até mesmo sorvete zero açúcar, em um ambiente aberto e em contato com a natureza. Além do famoso sabor de garapa que você não pode deixar de provar!


Conhecer um lugar para aprender mais sobre as abelhas e apreciá-las: Empório e Apiário Santo Antônio

O Apiário Santo Antônio está ativo desde 1993, quando o casal Márcio e Rose tiveram a ideia de pôr em prática o amor que eles tinham pelas abelhas, estudando sobre o assunto e criando o lugar.


Hoje o apiário conta com mais de mil colmeias, oferecendo diversos tipos de mel aos seus consumidores, uma estrutura modernizada e colaboradores capacitados .


E além do apiário, bem às margens da rodovia, fica localizado o Empório Santo Antônio.

Sendo uma loja de conveniência, lanchonete e pizzaria, o Empório é o lugar ideal para comer um lanche caseiro com a família ou com amigos


O que há de mais especial: o Empório e o Apiário Santo Antônio são lugares ótimos para conhecer mais sobre as abelhas, principalmente para aquelas pessoas com curiosidade sobre o assunto e fazer um passeio acompanhado aproveitando os lanches servidos na lanchonete e mais uma vez tendo acesso à natureza.


Se encantar com um excelente observatório de orquídeas e plantas diversas: o Orquidário Takebayashi

O Orquidário Takebayashi tem um clima muito agradável e é um ótimo lugar para as pessoas que querem conhecer os diversos tipos de orquídeas e outras plantas ornamentais, que são expostas permanentemente em uma estufa.


O Orquidário ainda faz plantações e exposições de morangos, uma excelente opção para quem gosta de passeios ecológicos e de aprender mais sobre os variados tipos de plantas.


O que há de mais especial: o Orquidário Takebayashi é um espetáculo da natureza que reúne grandes personagens da Flora brasileira e dispõe de diversos tipos de orquídeas e outras plantas. Perfeito para quem gosta de saber mais sobre o assunto.


Entrar em contato com a natureza e com os animais: o Zoológico de Itatiba

Bem pertinho de Atibaia existe uma cidade chamada Itatiba, lugar que agrada seus visitantes com o seu clima e com seus atrativos diversos.


Uma dessas principais atrações é o Zoológico de Itatiba.


Sabemos que visitar o zoológico é uma experiência realmente incrível e que é o tipo de passeio ideal para se fazer em família.


Fundado há mais de 25 anos, é o maior zoológico particular do Brasil, e ainda abriga o maior museu de história natural do país.


O que há de mais especial: O zoológico é um passeio incrível para se fazer em família e apresentar para as crianças os diferentes tipos de animais. Por lá também é possível aprender sobre os biomas brasileiros e a biodiversidade presente em cada um.


Descobrir os sabores da região: Doces do Casarão

Criada em 1964, a Doces do Casarão é uma das docerias mais tradicionais de Atibaia, localizada no centro da cidade.


O ambiente é pequeno, charmoso e aconchegante, e são oferecidos e vendidos produtos de qualidade que dão boa fama à doceria.


A casa oferece diversos tipos de doces e sabores variados, que são referência na região. Dentre os produtos vendidos estão: brigadeiros, cajuzinhos, tortas, quitutes, beijinhos, cocadas, paçoquinha, biscoitos, olhos de sogra e outros.


O que há de mais especial: a doceria é um ótimo lugar para comprar aqueles doces diferenciados e experimentar os sabores da região de Atibaia. Você vai se deliciar!


Fazer um passeio a cavalo e se divertir com a família: Haras Haddad

Esse é para quem ama andar a cavalo e aproveitar a natureza.


O Haras Haddad, lar da família Haddad, recebe seus visitantes carinhosamente e da melhor forma possível, com o máximo de acolhimento e diversão.


Lá é possível andar a cavalo, é claro, fazer caminhadas e andar de bike, tudo isso seguindo a trilha cercada pela fauna e flora da Mata Atlântica conservada no local.


O que há de mais especial: o Haras Haddad disponibiliza um passeio a cavalo incrível onde você pode estar em contato com a natureza, se divertir com a família, conversar sobre os mais diversos assuntos com os amigos e criar memórias incríveis para toda a vida.


Explorar os deliciosos sabores de minas: Queijos e Doces Santa Edwirges

A Queijos e Doces Santa Edwirges foi fundada no município de Cambuí, no sul de Minas Gerais, há mais de 20 anos.


Apenas em 2016 a loja expandiu seus horizontes e inaugurou uma outra loja em Atibaia.


A loja oferece produtos de alta qualidade, queijos e doces com um sabor único e maravilhoso, combinados com um ambiente agradável e aconchegante para os consumidores.


O que há de mais especial: a Queijos e Doces Santa Edwirges é um ótimo local para conhecer um pouco da cultura e culinária mineira e provar os tradicionais queijos, café, biscoitos e doces da região.


Fazer uma trilha radical: Trilha Pedra Grande

A Trilha Pedra Grande é o passeio perfeito para quem gosta de praticar atividades mais radicais. Esse é o seu caso?


Então vai gostar de saber que você encontra essa trilha em Atibaia, e pode fazer o passeio a pé ou contando com alguns serviços onde pode usar um carro, moto ou até mesmo uma bicicleta.


Fazendo a trilha você pode observar e apreciar a paisagem do local e ainda vivenciar o pôr do sol, uma das melhores vistas que você pode ter por lá.


O que há de mais especial: a Trilha Pedra Grande é uma atividade magnífica para quem gosta de esportes do tipo. Seja caminhando, de bike ou até mesmo usando outros veículos, não tem como esse passeio ser ruim.


Atibaia: dicas para aproveitar 100% da cidade

Participe da Festa das Flores e dos Morangos

Se você tiver oportunidade vai querer comparecer à Festa das Flores e dos Morangos, realizada no Parque Municipal Edmundo Zanoni, na cidade de Atibaia. Lá, vários tipos de morangos são expostos e vendidos, é um evento tradicional é muito belo, bem a cara da cidade que acontece em setembro, na primavera.


Viaje acompanhado

Aproveitar a cidade de Atibaia sozinho é bom, mas não há nada melhor do que curtir a natureza estando cercado de pessoas que a gente gosta e confia. Fazer essa viagem com a família, com amigos ou com um parceiro romântico pode ser uma experiência única e maravilhosa.


Participe ou compareça à competição de pesca do Lago Azul

Esse é outro evento que você vai querer participar se tiver oportunidade. Não é todos os dias que vemos uma competição envolvendo a pescaria, principalmente quando se trata de pescar grandes exemplares e a linda "Rainha" Carpa Cabeçuda. Então não perca esse evento, principalmente se a pesca for o seu hobby favorito.


Aproveite o contato natureza

A vida nas cidades normalmente nos priva de estar em contato com a natureza, algo que é essencial para se ter uma vida feliz, saudável e tranquila. Em Atibaia uma das maiores vantagens é ter diversas oportunidades de acesso à natureza, então aproveite isso enquanto estiver por lá.


Curta o clima

O clima da cidade de Atibaia é maravilhoso, e isso ninguém pode contestar. Então, faça bom uso do tempo que você tem para curtir o clima gostoso da cidade e aproveitar ao máximo a sua viagem, pode apostar que você irá se lembrar dela para o resto da sua vida, além de ter uma boa história para contar em uma roda de conversas.


Tire fotos

O ideal é curtir o momento sem muito se importar com as câmeras, porém, as fotos são um ótimo meio de recordar a viagem e guardá-la para sempre com você. Mesmo que você se lembre espontaneamente, uma foto será essencial para fazer você voltar ao local em que esteve.


Seja hóspede da Pousada Paiol

De todas as dicas, essa é uma das mais importantes para quem ainda não encontrou um lugar para se hospedar em Atibaia. Para isso apresentamos a Pousada e Restaurante Paiol.


Artesanal, aconchegante e linda, a Pousada Paiol oferece para você vários benefícios, entre eles: o melhor no quesito hospedagem, playground, horta orgânica, segurança, conforto, comida de qualidade e ótimos chalés, dos quais 8 foram totalmente adaptados para receber e acolher o seu animalzinho também.

2.836 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page