• Pousada Paiol

Conheça o Parque Natural da Grota Funda e saiba onde se hospedar

Conheça um pouco da história e das atrações do Parque Natural da Grota Funda e descubra onde se hospedar na região.



O Parque Natural Municipal da Grota Funda (ou Parque do Itapetinga), situado no Município de Atibaia, estado de São Paulo, é considerado patrimônio natural e um dos pontos turísticos da região.


Localizado na Serra do Itapetinga, próximo ao pico da Pedra Grande, em uma região montanhosa com altitudes variando entre 900 a 1400 metros, em uma distância aproximada de 11 km do centro de Atibaia, conserva rica biodiversidade da Mata Atlântica.


O parque abrange uma área de cerca de 245 hectares, com uma vegetação predominantemente formada por matas secundárias, apresentando muitos afloramentos rochosos com tamanhos variados.


Conheça um pouco da história do Parque Natural da Grota Funda

Não se sabe exatamente a data, em que a “Fazenda Grota Funda” - como era chamada - teve sua vegetação totalmente destruída por núcleos de carvoaria e posteriormente pela cultura do café. Atualmente, a vegetação secundária recobre praticamente toda superfície.


Com abundância de fontes de água doce, a área foi declarada de utilidade pública municipal no ano de 1953 (Lei Municipal nº 254/1953).


Em 1988, por meio da Lei Municipal nº 2.293/1988, o Parque foi oficialmente criado com a intenção de proteger a fauna local e garantir sua evolução natural, além de conservar a vegetação e, principalmente, preservar os mananciais do local, a fim de garantir a qualidade da água que abastece algumas regiões. Em março de 2020, foi convertido em Unidade de Conservação (UC) de proteção integral (Lei n.º 740/2017).


O que esperar do passeio

Com inúmeras belezas naturais, o Parque Natural da Grota Funda reúne espécies relevantes da fauna e da flora, algumas delas encontradas exclusivamente na região, além de espécies ameaçadas de extinção, motivos que costumam atrair pesquisadores até o local. Existem alguns projetos em andamento relacionados à Entomologia e Ornitologia.


No Parque há grande diversidade de animais, como inúmeras espécies de aves, algumas de carnívoros e de primatas, variedade de morcegos e uma infinidade de insetos, anfíbios e répteis. Além disso, há exemplares da flora características da Serra do Itapetinga.


Outro atributo de destaque do Parque é a sua riqueza em mananciais, contribuindo para o abastecimento da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI dos rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí, que está sob a responsabilidade e manutenção do SAAE Saneamento Ambiental - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Atibaia.


A proteção integral e permanente da flora, da fauna e dos demais recursos naturais, assim como da beleza cênica da sua paisagem natural, está entre os objetivos principais do Parque, que também é destinado a fins científicos, educativos e culturais.


Visita ao Parque Natural da Grota Funda

No momento, o Parque encontra-se em fase de reestruturação/manutenção. Após implantação do plano de manejo e a devida reestruturação do local, o Parque Natural da Grota Funda ainda poderá atender a fins recreativos em contato com a natureza e ao turismo ecológico.


Também existe uma gleba interna de propriedade particular, com uma área aproximada de 294 mil metros, onde encontra-se a Capela de Santo Antônio, com quase 200 anos de construção - local em que é realizada anualmente a tradicional festa em louvor a Santo Antônio, sempre no mês de julho.


Assim, torna-se um local ideal para casais, famílias, e aqueles que buscam sossego, ecoturismo, natureza e descanso do agito das grandes cidades.


Onde se hospedar

E para quem quer curtir tudo isso, mas ainda não encontrou uma pousada em Atibaia, conheça um pouco mais sobre a Pousada e Restaurante Paiol, localizada num bairro rural, à 12 km de distância do centro da cidade, cercada com muito verde.


O Paiol possui 28 chalés privativos, inclusive dentre eles 8 são adaptados para receber seu pet. Os chalés são completos e bem equipados.


A pousada também oferece toda estrutura como: restaurante, playground, horta orgânica, piscina climatizada, piscina com hidromassagem, bem como Wi-Fi gratuito, além do acolhimento caloroso do proprietário, Carlão, para fazer da sua estada uma experiência relaxante, prazerosa e tranquila.

248 visualizações

Posts recentes

Ver tudo